REALIZAÇÃO DOS PASSOS

1 - O Arquiteto

É o profissional responsável pelo projeto, supervisão e execução de obras de arquitetura. Embora esta seja sua principal atividade, o campo de atuação de um arquiteto envolve todas as áreas correlatas ao controle e desenho do espaço habitado, como o urbanismo, o paisagismo, e diversas formas de design.

2 - O Contrato

É um vínculo jurídico entre dois ou mais sujeitos de direito correspondido pela vontade, da responsabilidade do ato firmado, resguardado pela segurança jurídica em seu equilíbrio social, ou seja, é um negócio jurídico bilateral ou plurilateral. É o acordo de vontades, capaz de criar, modificar ou extinguir direitos.

3 - Estudos e Projetos

Para que uma obra de construção atinja seus objetivos finais em perfeita harmonia, faz-se necessário que todos os projetos executivos satisfaçam as necessidades expostas pelo usuário final. Somente com a exposição clara do que se pretende construir é possível elaborar um programa eficiente e funcional. Para a determinação do melhor programa a ser executado são necessárias várias equipes multidisciplinares, elaborando projetos em áreas distintas, sejam elas de arquitetura, instalações elétricas, instalações hidro-sanitárias, de proteção contra incêndio, estruturas de concreto, estruturas metálicas, entre outros. O estudo desses projetos em conjunto e/ou separados permite identificar e corrigir as prováveis interferências entre eles, o que impossibilitaria a sua execução, permite ainda analisar a viabilidade da obra, tendo em vista a oferta dos materiais no mercado local, a adequação no espaço existente, a legalização em frente às leis municipais, estaduais etc.

4 - Orçamento

É o resultado de um montante dos serviços previstos e planejados, necessários à execução de uma obra, variando conforme o tipo. Orçar é prever o custo de uma obra antes da sua execução. É uma previsão de custos e/ou estabelecimento de preços dos serviços a serem realizados. Um orçamento pode se referir ao todo de um empreendimento, ou se referir apenas a alguns itens (serviços) de uma obra.

5 - Alvará

É um documento ou declaração que garante a autorização de funcionamento para qualquer tipo de empresa ou comércio. Pode ser emitido por uma prefeitura ou por outros órgãos governamentais. Os responsáveis por sua emissão devem observar a legislação vigente de cada município ou região, pois ele deve estar embasado no Código de Posturas e no Código Tributário. Para sua emissão é cobrada uma taxa, normalmente de acordo com o seu prazo de vigência ou validade.

6 - Personalização

É possibilidade de escolher dentre algumas opções de planta aquela que será a melhor para você e sua família é uma das vantagens de comprar imóvel antes da construção. Preocupadas em atender os anseios e necessidades específicas dos compradores de imóveis, construtoras e incorporadoras tem investido na personalização de imóveis desde as plantas.

7 - Entrega da Obra

A entrega de obra é parte integrante do planejamento e processo de projeto de um empreendimento imobiliário e necessita de especial atenção desde o início do empreendimento. Os termos de garantia e manual do proprietário são entregues no ato do recebimento do imóvel. Deverão constar nesses documentos informações, sobre prazos de garantia e manutenções preventivas necessárias de itens de serviços e materiais, relativas à unidade autônoma e às áreas comuns.

8 - CND

Certidão negativa de débito é um documento emitido pela receita federal, esse documento tem como objetivo de comprovar que você não possui débito junto aos órgãos públicos. Também serve para comprovar a regularidade fiscal e cadastral de empresa perante a secretaria da receita federal.

9 - Averbação

A averbação é o ato que anota todas as alterações ou acréscimos referentes ao imóvel ou às pessoas que constam do registro ou da matrícula do imóvel, ou seja, é a regularização da documentação do imóvel junto ao cartório.

10 - Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras

Documento certificando que a edificação anteriormente licenciada através do Alvará de Construção, encontra-se concluída.